Batata frita na Air Fryer

Talvez este seja o grande motivo para mais da metade dos usuários de AIR FRYER comprarem este aparelho, afinal COMO FAZER BATATA FRITA NA AIR FRYER ? E vou dar aqui dicas valiosas para você fazer a melhor batata frita da sua vida.

batata frita na air fryer

Dicas de Ouro: Para fazer Batata frita na air fryer

  1. Nunca colocar batatas congeladas grudadas em bloco: tente soltar a maior quantidade possível de palitos
  2. Nunca colocar batatas molhadas, recém lavadas, deixe escorrer bem e se possível seque com toalha absorvente.
  3. Nunca super lotar a gaveta até o máximo, dificilmente a Air Fryer conseguirá manter alta a temperatura a ponto de deixá-las crocantes e macias por dentro.
  4. Use até no máximo 3/4 da capacidade da gaveta
  5. Mexa mudando as batatas de lugar a cada intervalo de tempo

 

Como fazer Batata Frita na Air Fryer 

Existem tantas possibilidades que está difícil até de começar, mas vamos a elas :

Batata Frita Palito na Air Fryer (congelada)

Para fazer batata frita na air fryer congelada, não é preciso esperar descongelar, mas é interessante que você não coloque os palitos em placas congeladas, desprenda uns palitos uns dos outros, para que fiquem soltos na bandeja da sua air fryer permitindo que o ar quente do aparelho atravesse sobre elas.

Pré aqueça sua air fryer pelo menos por 3 a 4 minutos, e coloque sempre em temperatura máxima por 20 minutos.

Quando atingir 10 minutos de preparo, abra e mexa mudando as batatas de lugar, desta forma assam mais uniformemente dando o mesmo aspecto a cada palito.

A dica de não super lotar é exatamente para manter a uniformidade em todos os palitos. Esta é a hora que a gente sempre acaba desejando ter um modelo maior, pois cada gaveta tem uma limitação de tamanho, e as vezes não comporta toda a mistura que desejamos. Mas não tem jeito, se você quer uma batata perfeita, precisa ter paciência e assar a quantidade certa por vez.

 

Batata Frita Rústica na Air Fryer

Escolha batatas não muito grandes, lave e corte de forma em forma de semi círculos. É simples:

  1. Corte a batata ao meio. E agora estas 2 partes corte outra vez ao meio. E novamente corte ao meio. Veja se o tamanho lhe agrada senão corte novamente ao meio.
  2. Polvilhe tempero seco de seu gosto : pode usar misturas prontas em pó (tempero Maggi Fondor ou Lemon Pepper), usar sal do himalaia, ou fazer sua própria mistura de temperos em pó, ou o tradicional chimichurri, ou somente sal comum mesmo.
  3. Coloque as batatas em pouca quantidade, este tipo de corte favorece as batatas grudarem, se grudar uma na outra acaba não assando por igual.
  4. Pré aqueça sua air fryer a 200ºC por 5 minutos e após este tempo coloque suas batatas para assar por 25 minutos.
  5. Após 10 minutos abra e mexa bem mudando as batatas totalmente de lugar, assim garante assar de forma uniforme.
  6. Sirva assim que terminar o cozimento. Se quiser pode acrescentar um fio de azeite sobre elas pronta. O azeite que não foi super aquecido mantem suas propriedades naturais e seu sabor acrescenta muita qualidade ao produto final.

Batata Frita Chips na Air Fryer

  1. Para fazer batata frita chips na air fryer, pegue 4 ou 5 batatas de média a grande e corte em rodelas bem finas (descascar ou não é opcional, eu não descasco);
  2. Seque as batatas o máximo que conseguir e só depois misture com uma fina camada de azeite e misture bem;
  3. Coloque na forma de sua Air Fryer, mas nunca até o topo, neste tipo de batata no máximo use metade da forma;
  4. Aqueça sua air fryer por 5 minutos a 200ºC;
  5. Coloque as batatas para assar, mas diminua a temperatura para 180ºC e programe o timer para 1 hora. Se seu modelo de air fryer não tem timer de 1 hora, programe em 2 intervalos de 30 mas fique atenta para não perder a temperatura.
  6. Mexa a cada 10 minutos ir alternando a posição das batatas para assarem por igual
  7. Verifique sempre a testura da batata se está do seu agrado e quando atingir a crocância que deseja retire a bandeja e desligue.
  8. Adicione sal do himalaia ou sal marinho – mas pode ser sal comum mesmo – a seu gosto
  9. Depois de fria se quiser guardar por mais dias, pode acondicionar no FREEZER, se estiver bem crocante o freezer mantem a crocância e o sabor original por bastante tempo.

DICA EXTRA: Em casa guardo bolachas, salgadinhos crocantes, amendoim, batata chips tudo no freezer, ficam sempre crocantes.

Batata Frita na air fryer engorda?

Batata frita na air fryer é menos calórica que a frita por imersão, isto é fato comprovado cientificamente.

Agora a batata tem sua caloria original independente da forma de preparo, se vai fazer, frita, assada ou purê de batatas, ela tem uma concentração natural de calorias.

Para efeito de comparação 100 gramas de batata assada na air fryer , no forno ou cozida, tem 52 calorias. Se esta batata for submetida a uma fritura por imersão no óleo, esta quantidade de caloria dispara para assustadores 267 calorias em 100 gramas de batata.

Outro efeito bombástico é o dos lipídios 0,14 gramas quando assada, quando é frita por imersão salta para 26 gramas.

Ou seja batata frita na air fryer engorda se consumida em exagero, mas em se tratando de caloria você poderia comer 3 vezes mais batata feita na airfryer se comparada a frita por imersão.

Talvez nesta comparação fique mais claro: 300 gramas de batata na airfryer possui a mesma caloria que 100 gramas frita por imersão.

Capiche?

Batata frita na air fryer faz mal?

Como tudo na vida, em excesso faz mal, com a batata frita na airfryer não seria diferente.

Para sermos mais saudáveis temos que ter equilíbrio, comer alimentos saudáveis em quantidades equilibradas e necessárias para manter nossa energia, vitalidade e funções do nosso corpo a pleno vapor.

Tudo na air fryer é melhor que se fosse frito exatamente pela ausência do óleo de cozinha que faz mal a saúde.

Veja no quadro abaixo todos os benefícios que a batata pode trazer se consumida em quantidades moderadas.

 

Espero ter ajudado.

Aprenda também a como FAZER PÃO NA AIR FRYER, clique!

Beijo do Gordo, uow!

 

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *