Air Fryer: Resenha completa

Nesse texto vamos explicar melhor sobre a Air Fryer. Vamos mostrar como funciona a sua tecnologia, quais alimentos conseguimos fazer e outras dúvidas gerais. No final desse artigo você entenderá melhor sobre essa tecnologia que muitas pessoas já possuem em suas cozinhas.

Se você ainda não comprou a sua, se deseja trocar o seu modelo por outra ou se deseja simplesmente se informar melhor sobre como funciona na prática, esse artigo é para você.

Para que serve uma Air Fryer?

Ela é uma fritadeira sem óleo que é capaz de fazer diversas receitas. As vantagens de uma fritadeira dessa são várias, como por exemplo ter uma comida mais saudável, preparar uma receita qualquer de maneira mais prática, variedades na sua alimentação, menos sujeira, etc.

Uma fritadeira dessa facilita a vida na cozinha e te permite muito mais praticidade e até mesmo economia. Portanto, se você ainda não tem uma, talvez seja o momento de começar a pensar em comprar

 

Como funciona uma Air Fryer?

O sistema de uma Air Fryer funciona de maneira bem parecida com um forno de indução, ou seja, o ar se agita em alta velocidade e de maneira circular, o que proporciona um trabalhar em todas as partes do alimento colocado na fritadeira elétrica.

Esse trabalho no alimento cria uma camada crocante e deliciosa no alimento, com a mesma aparência se estivesse frito em uma panela, por exemplo. Essa é a diferença da Air Fryer para uma fritadeira comum.

Para usar você não precisa colocar óleo. Essa é justamente a proposta do equipamento. Claro que dependendo do alimento você não conseguirá prepara-lo sem óleo.

Então caso você precisar adicionar óleo ou algo do tipo no alimento, terá que fazer antes de colocá-lo na fritadeira, já que a parte debaixo dela tem furinhos onde você impede que você coloque óleo dentro dela.

A parte boa nisso é a grande diminuição da ingestão de óleo que faz mal à saúde. Portanto não é somente sobre ter alimentos saborosos, mas algo que impacta na sua qualidade de vida.

Ao aquecer o alimento na fritadeira, o óleo colocado nela irá para o fundo e o alimento ficará sequinho e crocante. Isso dá um sabor especial na comida, além de deixar os alimentos mais saudáveis.

Air Fryer
Fritadeira Air Fryer Midea,4 litros – em promoção

Quais alimentos consigo preparar na Air Fryer?

Essa é uma pergunta constante sobre a fritadeira elétrica. Afinal de contas, o que consigo fazer nela? A resposta é que você consegue fazer praticamente tudo. Você consegue fazer alimentos tradicionais que podem ser fritos sem óleo, como por exemplo batatas e salgadinhos.

Também há a opção de fazer outros pratos como por exemplo lasanhas, bolos e pudins. Tudo isso é possível fazer na fritadeira, basta você pesquisar para fazer do jeito certo.

Além de receitas simples e sem óleo você ainda pode tornar sua vida mais saudável, pois também é possível fazer muitas receitas fit na sua Fritadeira Air Fryer. Você vai se surpreender com as vastas possibilidades.

 É realmente saudável usar a Air Fryer?

Essa é uma outra dúvida constante das pessoas e embora tenhamos tocado nesse ponto de maneira sucinta logo acima, vamos abordar um pouco mais e esclarecer melhor essa dúvida.

Uma das principais vantagens é que a Airfreyr diminui o teor calórico dos alimentos porque não utiliza óleo para frita-los. De maneira bem simples, em que isso impacta na nossa vida? ajuda na perda de peso e também no controle do colesterol no sangue.

Muitas controvérsias existem dizendo sobre a possibilidade dos alimentos que são preparados na fritadeira produzirem células cancerígenas. Quanto a isso há muitos posicionamentos, mas o que para nós importa é que cozinhando os alimentos em temperatura baixa, esse risco não existe.

Então você prepara os alimentos em temperatura baixa e depois aumenta a temperatura para frita-los. Dessa maneira, a substância que muitos acreditam fazer mal à saúde, não irá existir no processo.

 

Como usar uma Fritadeira Elétrica?

Em primeiro lugar você deve aquecê-la por alguns minutos antes de colocar os alimentos. Após isso você adiciona os alimentos e configura o tempo de acordo com a refeição que você deseja fazer.

Na própria Air Fryer você encontra instruções sobre como preparar alimentos básicos. Isso é muito interessante. Vem a imagem do alimento e ao lado o tempo necessário para faze-los.

Caso não encontre instruções no equipamento, você pode procurar na internet a informação de preparo de cada alimento. Há muita informação disponível a esse respeito. Inclusive há muitas receitas diferentes e deliciosas sendo ensinadas na internet.

Como limpar uma Air Fryer?

A limpeza pode ser feita com água quente, detergente e uma esponja bem macia. É importante que após você utilizar o equipamento você deixe esfriar por um tempo, de preferência uns 30 minutos.

Após aguardar esse tempo, pegue sua esponja macia e comece a limpar com a água morna e o detergente misturados. É importante que seja dessa maneira porque a Air Fryer tem revestimento antiaderente que podem ser danificados com uso de material inadequado.

Caso tenha alimentos grudados no fundo, deixe de molho por uns 10 minutos com a água morna e o detergente que preparou. Possivelmente após esse tempo os alimentos se soltarão.

Se houver manchas de gorduras que não saíram com o processo mencionado acima, utilize um desengordurante para remover. Lembre-se de continuar com a esponja macia, fazendo assim você prolongará a vida útil da sua Air Fryer.

Air Fryer
Fritadeira Elétrica Arno AirFry Super 4,2 Litros

4 truques caseiros para limpar a minha Air Fryer

Muitas pessoas encontram dificuldades para limpar o cesto e o exterior da Air Fryer. Normalmente não fica como gostaria. Nesse tópico vamos mostrar 5 maneiras para você limpar a sua com eficiência e muita praticidade.

  1. Limpeza com bicabornato de sódio. Faça uma mistura com água, vinagre e bicarbonato e aplique sobre o local que deseja efetuar a limpeza. Deixe de molho por alguns minutos e então enxague bem para limpar completamente.
  2. Limpeza com água morna e detergente. Essa dica é muito simples, basta aquecer 250 ml de água e colocar um pouco de detergente. Após isso, aplique sobre o local e esfregue cuidadosamente com uma escova. Fazendo isso, todo o local será limpo.
  3. Limpeza com pano úmido e detergente neutro para a limpeza externa. A semelhança do ponto anterior, basta usar um pouco de detergente com água em um pano macio e passar no exterior da Air Fryer. A diferença é que não precisa ser água morna.
  4. Limpeza com desengordurante. Basta aplicar o desengordurante e esfregar com algo macio para efetuar a limpeza. Esse truque serve para quem deseja fazer uma limpeza mais minuciosa do aparelho.

Há inúmeras outras alternativas para a limpeza da sua Fritadeira Air Fryer, mas essas listadas nesse tópico já serão suficientes para resolver o seu problema.

 

Quais são os tamanhos disponíveis?

O tamanho costuma variar de acordo com o modelo e a marca da Fritadeira Air Fryer. Geralmente você encontra modelos com 2L, 2.2L, 2.5L, 3.5L, 5L e até mesmo maiores que 7L. Portanto há modelos para atender a todo público.

Para escolher o tamanho certo para você, leve em consideração a sua casa. Pense bem na quantidade de pessoas que há na sua casa, nas visitas que você costuma receber constantemente, etc. Isso te ajudará a tomar a melhor decisão.

Afinal de contas, quando recebemos visitas frequentemente é muito bom ter opções rápidas de lanches não é mesmo? Com uma Air Fryer você consegue preparar bolinhos de queijos por exemplo, sem bagunça e com rapidez.

Se você mora sozinho ou com apenas mais uma pessoa a de 2.2L ou 2.5L te atende bem. Será suficiente para preparar a alimentação necessária. Se você mora com mais duas pessoas, aconselhamos que o modelo tenha acima de 4 litros.

Já conseguiu entender como analisar, correto? Então pense com calma sobre como é o seu dia a dia e então escolha o melhor modelo para o seu caso. Além disso que falamos, considere também o tamanho que o aparelho ocupa em seu armário e o peso, porque isso pode fazer diferença para você.

 

O que preciso verificar antes de comprar o meu modelo?

Além da capacidade do cesto que tocamos acima, há mais alguns pontos importantes na hora de escolher uma Air Fryer e muita gente acaba ficando confusa na hora de analisar um modelo.

Por isso vamos tocar agora em mais alguns pontos essenciais que você deve observar na hora de escolher uma para você. Analisar esses requisitos pode evitar dor de cabeça no futuro.

  1. Ausência de timer – muitos modelos para baratearem o custo acabam vindo sem um timer que desliga sozinho. Na minha avaliação este é um quesito fundamental, imagine por algum descuido esquecer sua air fryer ligada por horas. Pode causar um incêndio.
  2. Se possui desligamento automático ao abrir : muitas tem esta função, eu não acho vital, mas economiza energia sem dúvida.
  3. Se possui trava de segurança : principalmente se você tem crianças em casa, pode ser um item importante, imagine uma criança abrindo a gaveta da sua air fryer e colocando a mão direto no alimento, sem dúvida causará uma queimadura. Não é um item indispensável mas é importante.
  4. Acessórios disponíveis : alguns modelos simplesmente não vem praticamente nada, só a gaveta e pronto e pior nem oferecem acessórios para você adquirir, você tem que sair CAÇANDO por acessórios que consiga usar no seu aparelho. Triste!
  5. Qualidade do TEFLON: este para mim é outro fator importante, alguns modelos no mercado tem reclamações recorrentes de pessoas dizendo que com pouco uso o Teflon descascou, outros postam foto de pão de queijo, com TEFLON GRUDADO. É lamentável mas é algo que costuma acontecer.
  6. Comprar loja que te DÊ GARANTIA. Eu gosto muito de comprar na AMAZON eles fazem um atendimento e garantia padrão americano, isto me dá muita segurança, eu prefiro até gastar um pouquinho mais, mas ter GARANTIA que vou receber o produto e que o produto estará em perfeito estado.

 

Mais algumas dicas para te ajudar a comprar sua Airfreyr:

Outro ponto importante para analisar no modelo antes de comprar é se ele possui desligamento automático. A Fritadeira Air Fryer esquenta muito rápido e para evitar acidentes, diversos aparelhos contam com o cronômetro e desligamento automático.

As duas funções são importantes no preparo do alimento e também na proteção contra o superaquecimento. Analisar isso é importante para a proteção da sua casa, caso alguma coisa aconteça.

Além disso, há algumas medidas que você deve tomar para evitar acidentes:

  • Não deixe o seu aparelho ligado por um longo tempo é um aparelho doméstico e não industrial;
  • Não deixe a fritadeira ligada na tomada quando não estiver em uso;
  • Ligue o alerta para qualquer sinal anormal, como por exemplo mau cheiro ou outros sinais.
  • Caso alguma coisa anormal esteja acontecendo, procure sempre uma assistência técnica ou autorizada do seu modelo para solucionar o problema.

    Airfreyr
    Air Fryer Multifuncional Oster 3,2 Litros

Fique atento a mais esse requisito:

Por fim, aconselhamos mais um ponto para você analisar antes de realizar a compra do seu aparelho Air Fryer. Outro erro comum entre os compradores é não observar se a tomada é compatível com o sistema casa.

No manual do aparelho sempre descreve se a voltagem é 127V ou 220V e a potência que normalmente aparece em watts. Além desses pontos, ainda é importante observar se os pinos das tomadas são mais grossos ou do pino fino.

A maioria possui pinos mais grossos e pode causar dor de cabeça se não for observado com antecedência. É aconselhável trocar a tomada caso a sua não encaixe no aparelho. Muitos pensam logo em colocar um adaptador, mas é melhor trocar a tomada. Isso não é nada complicado. Basta chamar um especialista e ele fará o serviço rapidamente para você e o custo não será alto. Você evitará dor de cabeça futura se optar por fazer dessa maneira.

Forçar a entrada dos pinos da Air Fryer em tomadas menores pode causar superaquecimento e derretimento do local. Pronto, essas são algumas dicas que ajudarão você a escolher o melhor modelo para uso diário. Ser apressado e não considerar os detalhes não é algo inteligente. Considere tudo antes de comprar o seu aparelho.

Posso forrar minha Air Fryer com papel-manteiga ou papel-alumínio?

Algumas receitas são bem especificas e necessitam do uso desses materiais. É uma dúvida frequente se é permitido ou não utiliza-los.  A resposta para essa dúvida é que você pode usar, porém com alguns cuidados.

Para uma maior efetividade no cozimento, não cubra por completo o fundo da sua Airfreyer porque ela necessita de uma livre circulação do ar para cozinhar os alimentos. Se você cobrir pode diminuir o desempenho do seu aparelho e alguns alimentos podem não cozinhar como deveria.

 

Pode colocar água no fundo da Fritadeira Air Fryer?

Normalmente quando opta por cozinhar alimentos muito gordurosos, as pessoas utilizam a técnica de colocar um pouco de água no fundo do aparelho para diminuir a formação da fumaça. Afinal de contas, essa técnica é permitida?

A resposta é sim, desde que você observe atentamente se o líquido está longe do motor para não danificar o aparelho. Caso tenha se certificado e esteja tudo seguro, pode colocar no fundo para uma melhor experiência no cozimento desses alimentos.

Viu como a Airfreyr pode tornar a sua vida melhor, mais fácil e mais saudável? Porque não iria querer uma maravilha dessas na sua cozinha todos os dias? É verdadeiramente uma mão na roda.

Abaixo quero te dar algumas dicas de receitas que você pode fazer na sua Fritadeira Eletrica. Tenho certeza que você vai amar, te garanto que opções não vão faltar, desde receitas salgadas até as receitas doces.

Receitas para fazer na sua Air Fryer:

Vamos concordar que nos dias atuais temos dado muito valor a receitas mais práticas e que fazem o mínimo de sujeira, não é mesmo? Posso dizer a partir de mim, que sempre opto por algo mais fácil e que não suje muitas panelas.

Nesse tópico quero compartilhar algumas ideias para te inspirar a usar a sua Air Fryer da melhor forma possível e se ainda não tem uma, tenho certeza que depois disso vai desejar muito ter uma para usar e abusar de tanta praticidade.

Você consegue fazer de tudo um pouco na sua Fritadeira Eletrica, desde petisco, pratos salgados, carnes, bolos, sobremesas, entre outras coisas. Pode soltar a imaginação. O melhor de tudo, sem fazer muita bagunça e sem usar óleo.

Ficou curioso? Quer conhecer um pouco do mundo culinário que a Airfreyr pode te possibilitar? Então vem comigo que vou compartilhar um pouquinho com você, mas saiba que tem muitas outras ideias, é só dar uma pesquisada.

Quero te mostrar como as receitas que você já conhece podem ser feitas somente usando sua fritadeira eletrica. Sabe aquele bolinho de chuva ou a lasanha de domingo? Saiba como fazer tudo isso a seguir:

Fritadeira Eletrica
Fritadeira Britânia 3,2Litros

Bolinho de chuva:

É possível sim fazer esse petisco na sua Airfreyr, você prepara a massa do jeito tradicional, enquanto isso deixa a fritadeira esquentando por 5 minutos à 200º. Molde bolinhas com a massa e coloque para fritar.

Fique atento para não colocar as bolinhas muito próximas umas das outras, pois elas podem ficar grudadas, a distância de um dedo deve ser suficiente. Daí é só esperar as bolinhas ficarem douradas por fora e pronto.

Cuidado na hora de retira-las porque estarão quentes, com elas ainda mornas passe na cobertura (açúcar e canela) e pronto, é só comer.

Almôndegas:

Essa receita é muito gostosa e amada por muitos, não é uma receita difícil a questão toda é a demora para fritar uma a uma ou esperar assar no forno. Tenho certeza que se fizer na sua Fritadeira Eletrica vai se tornar sua favorita, porque você vai descobrir o quão fácil e prática ela pode ser.

Seguindo a receita original, após misturar todos os ingredientes você vai moldar as bolinhas e colocar diretamente no cesto da sua Air Fryer por 15 minutos à 200º. Quando já tiver passado uns 12 minutos abra e balance para que elas troquem de lado e fiquem com a cor uniforme.

Pronto, agora é só tirar e comer, você pode usar como petisco ou sobre aquela massa, vai ficar espetacular e muito saboroso, tudo isso sem precisar fritar com óleo ou fazer bagunça na sua cozinha.

 

Lasanha:

Você deve estar se perguntando como seria possível fazer uma lasanha na sua fritadeira, mas acredite é possível e você vai ficar perplexo em como é fácil e super prático, por conta do timer você ainda se livra do risco de esquecer ela e acabar queimando, como pode acontecer no forno comum.

A receita já é muito conhecida por todos em todo o mundo, agora vou te mostrar como fazer na Air Fryer, uma dica que te dou é hidratar a massa antes de começar a montar ela, seja no forno ou na sua fritadeira, mas se não quiser, não tem problema nenhum.

Comece a montagem normal da sua lasanha, coloque um pouco de molho de tomate no fundo, a massa e o recheio da sua escolha, siga assim até preencher toda a sua assadeira ou até a altura que desejar.

Aqueça ela por 3 minutos à 160º, depois coloque sua assadeira com a lasanha lá dentro por 15 minutos mantendo a mesma temperatura. Vá observando a aparência e após passar a metade do tempo retire um pedaço e prove pra ver se já está chegando no ponto.

E pronto, após os 15 minutos é só retirar e servir. Bom apetite, tenho certeza que vai ficar chocado com o resultado.

Bife à milanesa:

Se você assim como eu é amante de carne e adora algo crocante, vou te mostrar que é possível fazer um delicioso bife à milanesa sem usar uma gota de óleo evitando assim todo aquele estresse e sujeira.

Se achar necessário bata sua carne antes com um martelinho para amaciar mais a carne, prepare seu bife com temperos a gosto e passe na mistura de empanar (farinha de trigo, ovos e depois na farinha de rosca).

Frite de dois em dois por 10 minutos à 200º, vá acompanhando para acertar o ponto, se achar necessário coloque por mais uns 5 minutos, tenha cuidado pra não exagerar no tempo para não ressecar o seu bife.

Prontinho, você vai se apaixonar, assim como eu, seu almoço acaba de ficar mais prático e rápido, o melhor é que você não perde nem um pouco do sabor da sua receita. Não sei como eu vivi tanto tempo sem ter uma Airfreyr.

Bom, essas foram apenas algumas ideias de receitas, mas na internet você consegue encontrar inúmeras opções, dá pra fazer uma refeição completa, desde os petiscos, pratos principais, até as sobremesas. Nem eu imaginava que teriam tantas opções.

air fryer
Modelo Econômico – Deep Fry Philco 1,8 Litros

Considerações finais:

Chegamos ao fim desse artigo, conseguiu ver utilidade nesse utensílio? Para mim a fritadeira air fryer é indispensável, se tornou minha melhor amiga e espero que você tenha visto da mesma maneira e que dê uma chance a ela se ainda está na dúvida.

Tentei ser objetiva e mais clara possível, espero ter conseguido tirar todas as suas dúvidas e sanar as curiosidades que você possa ter tido, uma coisa eu sei, se você adquirir a sua não vai se arrepender, muito pelo contrário, vai se apaixonar.

Hoje em dia existem inúmeras marcas, cada uma com várias propostas diferentes, desde o tamanho até a cor. Com certeza você vai encontrar a melhor opção para você e com o preço mais acessível para a sua realidade.

Desde já te agradeço por ter me dado um momento do seu dia e por toda atenção e paciência, espero ter lhe ajudado e contribuído. Até a próxima.

Leia também esse interessante artigo mostrando a Melhor Air Fryer 2021!

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *